segunda-feira, 31 de maio de 2010

Diário de uma C.LEO: Discurso do C.LEO Hugo Peres - XI Convenção do Distrito LEO LB-3 - Patrocínio/MG




Existem palavras que simplesmente permanecem. O tempo passa mas é como se continuassem em nossa mente. As vezes nem é necessário uma explicação plausível. Basta entendê-las com a sensibilidade necessária e dentro do contexto no qual estão inseridas.

As palavras abaixo, foram proferidas em um discurso do C.LEO Hugo Peres, na solenidade de abertura da XI Convenção do Distrito LEO LB-3, realizada em Patrocínio/MG, no mês de abril deste ano.

Possivelmente poderia ter sido só mais um discurso, mas essas palavras servem de incentivo para que possamos amar ainda mais este movimento. Fiz questão de solicitá-las ao Companheiro, que gentilmente me enviou esta manhã.

Espero que elas tenham o mesmo significado a todos que se dispuserem à ler, assim como tiveram para mim.

Este é um agradecimento especial ao C.LEO Hugo e a todos, que veem neste movimento um grande passo para pequenas mas importantes modificações em nossa sociedade.

C.LEO Giselle B. (LEO Clube Unaí "Marina Góes").

-------------------

Senhores componentes da mesa;
Companheiros Leão;
Domadoras;
Gatinhos e Gatinhas;
Convidados, visitantes;

Meus Caríssimos Companheiros LEO,


É uma alegria muito grande ter sido escolhido Coordenador deste evento do Distrito LEO LB-3, de tal forma que eu não poderia iniciar minhas palavras sem apresentar-lhes o meu profundo agradecimento. Se por um lado meu coração transborda de orgulho e de regozijo, por outro a minha razão não deixa de lembrar-me da responsabilidade que tal escolha representa.

O coordenador é alguém que nos passa confiança enquanto CLEO, a ponto de atribuirmos a ele a tutoria das nossas expectativas e a projeção para um grande evento.

Sinto orgulho de ter trabalhado com meus companheiros de Clube para a realização desta Convenção. Estou também agradecido de ter conhecido esse grupo de pessoas, o LEO, que por circunstâncias temporal foram apenas mais um na minha vida e hoje ocupam o lugar de amizade no meu coração. Pessoas estas que saem de um movimento para ocupar como líderes na comunidade, disponibilizando para a sociedade a competência de ser LEO e o carinho ao próximo.

Competência essa que em parte é do LIONS, gerador de grandes líderes, que nortearão sua caminhada LEOística.

Companheiros: cada um de vocês tem a sua própria individualidade, tem seus próprios pensamentos e suas almas almejam um futuro que talvez não seja o mesmo esperado pelos seus mestres, porque, essa individualidade é única, tem base e projeta-se na história de vida de cada um de vocês. Mas eu desejo que vocês possuam as competências de líderes.

Saibam que a partir de amanhã, por algum momento, vocês irão sentir como que sentados a beira do caminho, sem respostas prontas, vão se ocupar com a seguinte pergunta: se sou um líder, o que posso fazer? O que devo fazer? Entendam que o LEO é apenas a chave que deverá abrir as portas para suas grandes conquistas, tenham a humildade de entender que ainda há muito que aprender, aproveite cada grande líder que cruzar o seu caminho, eles não serão muitos, para extrair novos conhecimentos e consolidar os que foram adquiridos.

Entretanto, tenham também em mente que nem tudo serão flores e alegrias como esta que estamos vivendo hoje. Infelizmente o nosso país, o mundo passa por múltiplas crises: ética, moral, saúde, segurança pública, etc; Mas uma delas em particular irá incomodá-los, a crise da liderança.

Encontrarão pessoas despreparadas ocupando cargos muitas vezes ímpetos, mas que na sua mediocridade eles creditam grande importância. Esses de fato serão empecilhos em suas vidas, pois, a única forma de se protegerem é praticando o autoritarismo e fazendo prevalecer a sua decisão ainda que contestável. Eles não admitem críticas em hipótese alguma, que podem ser um entrave ao seu crescimento.


Companheiros: não se apegueêm, sigam a sua consciência, pois é de cidadãos competentes que este nosso país e particularmente o nosso movimento necessita para poder substituir estes que, por acaso e não por capacidade, estão ocupando diferentes cargos no nosso movimento e em diferentes esferas do comando neste nosso país, desde ao alto escalão do comando público até os insignificantes núcleos de entidades privadas.


Tenham sempre em mente que não vale a pena acovardar-se diante de tais pessoas, pois para os competentes a mesma energia que te derruba, te levanta mais forte, a mesma energia que fecha uma porta, abra outras duas, três ou mais.


Quero eu tanto quanto a transitoriedade da minha vida permitir ter notícias suas, mas notícias que possam me encher de orgulho enquanto Companheiro de vocês, não apenas dentro do movimento LEOístico ou leonístico, mas principalmente no pessoal, no das relações humanas com aquelas pessoas que estarão dependendo de sua liderança. Vale lembrar que só há um luxo de que o homem pode realmente se orgulhar: o das relações humanas.


O meu desejo é que sejam águias nas suas aspirações, que voem alto, mas que não deixem de olhar para aquela grande parcela da sociedade que continua dependendo de líderes como vocês que possam proporcionar-lhes uma qualidade de vida melhor, antes que o coração se contamine com que valoriza o homem pelo “ter” antes do “ser”.

Experimente a gratificação e a alegria de poder ver a vida do semelhante a você melhorada, à custa de sua interferência como CLEO. Isso irá lhe proporcionar tamanha alegria e certamente servirá como um trampolim para que você seja cada vez melhor. Desejo-lhes que sejam muito felizes aqui no LEO, que não percam de vista que a felicidade está na realização de pequenas coisas que estão ao nosso alcance.

Lembrem-se de que os homens em geral, os brasileiros em particular, estão buscando mais do que simples pessoas. Homens, simplesmente homens que possam trazer-lhes de volta a alegria do viver pelo viver com dignidade.


Que vocês sejam, independentemente de suas convicções políticas e religiosas, agentes transformadores nessa Nova Era.


Essa noite é de celebração de vitórias que não se encerram nessa cerimônia. Vitória do LIONS, vitória dos conselheiros, vitória NOSSA, uma vez que várias foram as conquistas e iniciemos uma NOVA ERA ampliando os conhecimentos para os desafios futuros.

Uma Vez Aldo Lara Rezende, entrevistando Nelson Rodrigues, perguntou que conselho ele daria aos jovens. “Envelheçam”, trovejou do alto de seu certicismo o grande tramaturgo. Em meu humilde otimismo, porém, lhes digo: permaneçam jovens, todos aqui. Permaneçam jovens com audácia e brilhos nos olhos. Permanecemos jovens. O presente já é nosso com todos os seus desafios e o futuro será brilhante com as conquistas que alcançarmos.

Permitam-me para frasear o grande Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine sem aplausos!”

Sejamos LEO, almejemos ser Leão, porque não?!...Mas sejamos líderes, simplesmente líderes. A sociedade lá fora chama, clama pelo nosso Dom, o de Servir. Sejamos líderes, não aqui dentro para aparecer, para se mostrar, mas lá fora para fazer acontecer.


Obrigado.



 
CL / CLEO Hugo Peres
LIONS Clube de Patrocínio
LEO Clube de Patrocínio “Dr. Brandão”

sábado, 22 de maio de 2010

"O sentido da vida" - Cora Coralina



O Sentido da Vida




Não sei...
Se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.”

(Cora Coralina)



O significado da postagem desta mensagem da Cora Coralina? Não sei. Recebi por e-mail de uma amiga e resolvi postá-la. Talvés minha mente esteja dizendo algo subliminar. Ainda não descobri o que é!

domingo, 16 de maio de 2010

Você permanecerá!



Dizem que tudo tem uma explicação. Nada que acontece, acontece por acaso. Mas não me canso de pensar que era cedo demais.

Na minha infância você sempre esteve presente... me recordo das brincadeiras, das vezes que sentei no sofá para assistir um futebol de domingo a tarde com você, o que nem é muito comum para uma menina de quatro, cinco anos de idade... eu nem sabia porque ficava ali sentada vendo aquele jogo pela TV, mas só de estar ao seu lado já era bom demais. Sempre me defendia das peripécias de meu irmão. Como ele era o mais novo, meus pais consequentemente o protegiam demasiadamente (ou talvez, não), mas me lembro de quantas vezes saiu em minha defesa impedindo que meu pai ou minha mãe brigassem comigo por qualquer arte que eu tinha aprontado. Mas nem por isso deixou de me corrigir quando era necessário. Guardo tuas palavras até hoje comigo.

Como essas palavras possuem um significado tão diferenciado hoje!

Você nunca teve vergonha de dizer que amava as pessoas importantes em sua vida; de lhe dar aquele abraço forte; um carinho, um cuidado. Enquanto a maioria das pessoas tem uma certa vergonha ou receio de admitir o quanto outras são importantes em sua vida, você não tinha esse medo. Hoje me pergunto, se alguém chegou a lhe retribuir este carinho.

Eu que muitas vezes recebi estas belas palavras ditas por ti em meu coração, lhe retribui muitas vezes com um sorriso e um abraço, mas não me recordo ter tido a coragem de te dizer com todas as palavras que também te amava.

Te amava por ter estado em minha companhia em cada passo que dei, tão perto, mesmo quando estava longe.

Me recordo que foi você que me apresentou pela primeira vez; em uma fita cassete, no início da década de 90, eu tinha apenas 8 ou 9 anos... mexendo em suas coisas pedi para colocar no toca-fitas, uma daquelas que estavam ali... eu que só conhecia Xuxa, Eliana, Sandy Jr., pela primeira vez fui apresentada ao rock anos 80... era Legião Urbana, não me lembro a música que gostei naquela época, uma vez que já se passaram 15 anos de lá pra cá... só me lembro que depois disso, eu passei a admirar um novo estilo que me foi apresentado por você. E em algumas oportunidades conversamos sobre rock nacional.

Se todas as nossas semelhanças parassem por aí... mas não, descobri no decorrer da minha adolescência, que eras um poeta. Um poeta que escrevia com a alma, mas sempre recluso em si, quase não divulgava seu pensamento. Um gênio como tantos outros, mas que não teve a oportunidade que merecia, ou talvez até tivesse tido, mas por circunstancias da vida, se viu obrigado a mudar o rumo de sua caminhada.

O quanto me orgulho de você! Hoje sei como dói ter que olhar, numa tarde de maio, com uma brisa leve batendo sobre o manto que te cobre... as lágrimas eu não consegui contê-las. Inevitável ali, ao lado de ti, não lembrar dos tantos abraços e dos sorrisos que recebi. Lembranças que estarão sempre na minha memória.

Deus coloca algumas pessoas em nossa vida por um porem. Você, me apresentou a Cristo, quando nasci. Hoje, com uma dor no peito, deixo Ele levar você para sempre de mim. Dói uma dor que é impossível de definir em palavras. Mas preciso te deixar ir. Você deixou muitos ensinamentos a mim, muitos gostos, muitos sonhos... me ensinou que não há nada que um sorriso não ajude a melhorar.

Mas... era cedo demais. Cedo demais. Você poderia viver muito, muito mais. É difícil aceitar, mas vou fazer o possível. Um dia a gente vai se encontrar e eu sei que me receberá de braços abertos e com a mesma frase, o mesmo sentimento: “ – Eu te amo!”

Obrigada por ter estado comigo ao longo destes meus 23 anos. Descanse em paz, meu Padrinho, meu tio, meu pai... sim, quase um pai. O seu verão acabou, mas verás o sol mais de perto e em um lugar bem perto de Deus.

Eu não poderia terminar de outra forma. A você que na juventude gostava tanto desta banda, e que passou essa admiração para ser seguida pela sua afilhada; a você uma letra que define bem este sentimento, e o desejo de que tenhas um descanso merecido ao lado do Senhor!



“É tão estranho



Os bons morrem jovens



Assim parece ser



Quando me lembro de você



Que acabou indo embora



Cedo demais



Quando eu lhe dizia



Me apaixono todo dia



É sempre a pessoa errada



Você sorriu e disse



Eu gosto de você também



Só que você foi embora...



Cedo demais!



Eu continuo aqui



Meu trabalho e meus amigos



E me lembro de você



Em dias assim



Dia de chuva



Dia de sol



E o que sinto não sei dizer...



Vai com os anjos



Vai em paz



Era assim todo dia de tarde



A descoberta da amizade



Até a próxima vez...



É tão estranho



Os bons morrem antes



Me lembro de você



E de tanta gente que se foi



Cedo demais!



E cedo demais...



Eu aprendi a ter



Tudo o que sempre quis



Só não aprendi a perder



E eu que tive um começo feliz...



Do resto não sei dizer



Lembro das tardes que passamos juntos



Não é sempre mais eu sei



Que você está bem agora



Só que neste mundo



O verão acabou.



Cedo demais!”



(Os bons morrem jovens – Legião Urbana)






Para Gessy Vieira Borges
De sua afilhada, Giselle Borges Alves,
Uma justa e singela homenagem.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Em 1ª Pessoa...

Hoje me deu aquela vontade boa de escrever... só que pela primeira vez não transcrevi direto aqui no editor de textos do blog... o que necessariamente faço todas as vezes, sem me importar com os erros gramaticais ou de concordância que podem advir disso.


Hoje, não sei por que, mas era preciso corrigir algumas coisas...

... Mesmo assim duvido que saia tudo correto por aqui. Na minha vida nada é muito certinho... Eu até tento, mas vive tudo fora de órbita, quase sempre. Então prepare-se! Com certeza absoluta haverá erros por aqui... nem o Word será capaz de retirá-los.

Minha vida é uma sucessão de reedições.

As experiências que tenho adquirido ao longo destes 23 poucos anos de vida me fazem enxergar o mundo com olhos cada vez mais idealistas e mesmo com qualquer dificuldade que eu encontre pelo caminho, parece que ela nem sequer consegue alcançar êxito.

É engraçado o quanto algumas pessoas, que às vezes passam pela sua vida por alguns instantes, conseguem te deixar grandes lições. Tenho encontrado de tudo ao longo de cada nova jornada empreendida... Alguns sorrisos, outras caras fechadas, umas bem raivosas... e existem aqueles que acham que cara feia me espanta...kkkkkk....


Demonstro para eles que às vezes acreditar em si mesmo e também na capacidade das pessoas é a saída para se alcançar à felicidade. Felicidade que muitos pensam em estar guardada em badalações, alcance de numerosas quantias em dinheiro, fama, luxúria (não é a toa que ela é um pecado capital!)... Muitos falam mais não praticam a sincera e humilde felicidade dos “Grandes”.

As Grandes pessoas que souberam fazer a propria felicidade e a dos outros, na grande maioria das vezes pautaram suas ações dedicando-se a simplesmente ensinar... foram os grandes professores da história.

Todos citam Jesus Cristo como o Grande Mestre, mas ainda não consigo entender porque os que dizem serem seus seguidores e fiéis possuem tantos sentimentos e atitudes que com certeza o envergonhariam.

Ultimamente tenho escrito muitos textos por aqui em primeira pessoa e me sinto meio que egoísta por isso.

Ontem estive a pensar que tudo que tenho feito ainda é pouco diante de tudo que esta ao meu alcance. Normalmente nos dedicamos a empreendimentos que garantam a nossa segurança futura e a de quem amamos e esquecemos que o dia de hoje, o agora, é tão importante quanto o amanhã.

Eu posso e devo fazer mais por mim, mas principalmente pelos outros.

Continuarei com textos em primeira pessoa.

Continuarei com minhas edições e reedições constantes.

Continuarei com minhas ideologias.

Ainda acredito que a vida é feita de atitudes. Nem sempre elas são coerentes. Mas sempre devem ser humanas e simples. As mais simples, são as que realmente são transformadoras.

Em primeira pessoa: Eu posso! Eu acredito! Eu consigo!



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Palestra...Polêmica...Sucesso total!





Na mosca!

hehehe!








Ontem à noite foi a tão aguardada palestra... Falar de Improbidade Administrativa e principalmente das decisões do STF, para mim é o paraíso! Quem me conhece sabe que adoro uma polêmica!
E o melhor, tive a oportunidade de partilhar durante toda a apresentação as minhas opiniões e ouvir dos alunos o que eles pensam e esperam do judiciário nacional.
Sem falar que estar em contato com o meio acadêmico me diverte!
Reencontrar os amigos, professores e conhecer as carinhas novas da faculdade... e quantas são!
Eu que não sou boba nem nada... e adorOOO novos contatos, não perdi a oportunidade... kkkkk...
Lá estava eu conversando com Deus e mundoooo... Comunicar é meu foco!
A sensação de dever cumprido e sucesso de mais um empreendimento que participo ativamente, é sublime!
Difícil descrever em palavras. Mas foi gratificante!
Agora é esperar os resultados dos meus polêmicos posicionamentos e desta língua que não cabe dentro da boca na hora de criticar. Dizem que "peixe morre pela boca"... kkkk... não sou peixe... mas estou apostando que o assunto debatido ontem e meus posicionamentos contrários á política nacional e municipal ainda vão dar "muito pano pra manga".
Fazer o quê? Eu falo o que penso! Gosto de agir para um futuro melhor!
E venha o que vier!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ansiosa demais!!!

É amanhã... a tão esperada palestra acadêmica... a minha primeira palestra para um público universitário tratando de um tema que sou apaixonada!
Nunca fui de ficar muito nervosa para uma apresentação pública... a única vez que me vi nesta situação foi na apresentação e avaliação da minha monografia de conclusão de curso, pela banca examinadora, o ano passado... mas o nervosismo passou quando subi no palco... foi como se retirassem um peso das minhas costas e reativassem o equilíbrio das minhas pernas!
Entre tantas palestras que já fiz... a nível de LEO Clube com os treinamentos de liderança e as que dei fora do LEO... acho que por esta ser a primeira a nível universitário, é que está me deixando com essa "pilha" toda! 
Pior, não é nervosismo, é ansiedade mesmo! Louca para chegar a hora... medo de não dar tempo de falar tudo que preciso falar... apreensão, porque com tanta coisa pra falar, eu tenho certeza que vou me embananar... mas quanto a esta última hipótese, aprendi que nada como um sorriso e uma brincadeira pra descontrair o ambiente, para apagar o embananamento! kkkk... Sim, técnicas de oratória! Assim eu consigo respirar fundo, organizar as idéias coerentemente e voltar para a explicação.
Estou encarando esta apresentação como um verdadeiro ensaio: "Será que tenho jeito para lecionar?"
O meio acadêmico me cativa!
Acho que nunca vou conseguir deixar de ser uma eterna aprendiz e de querer dividir o que aprendo com os outros. Acho que é mais forte que eu!
E... o melhor de tudo... como disse um dos meus professores durante a minha apresentação da monografia em dezembro passado... eu devo ter umas antenas bem ligadas! kkkk... to começando a achar que esta hipótese é mesmo verdade!
Hoje pela manhã me deparo no twitter do STF com a seguinte notícia: Lei de Improbidade é tema da semana no Supremo Tribunal Federal!
Ah, eu devo ter uma conexão muito forte mesmo!
Mas o que acho verdadeiramente... Quando que improbidade, ou literalmente, corrupção administrativa, deixou de ser um tema atual?
Com o atual contexto e nos contexto históricos anteriores... conviviemos há mais de 500 anos com o tal de "levar vantagem"...é só lembrar da Corte Portuguesa "embromando" os "pobres" índios com espelhos e outras quinquilharias para levar as riquezas naturais brasileiras para a Europa!... Isso é uma falha histórica, uma distorção de caráter que ainda vamos levar algum tempo para modificar. A minha esperança que não chegue a mais 500 anos!
Bem, já perceberam o que vou falar na minha palestra... E o melhor de tudo... uma semana antes de sua realização já estava com as inscrições encerradas, já não haviam mais vagas!
Acho que agora a responsabilidade aumenta!!!
E viva a ética, a probidade e moralidade já!