"Sim, humildade é privilégio dos grandes!
Hoje vasculhando algumas músicas encontrei uma versão do cantor Fábio Júnior para a música Romaria e fui tentar entender seu significado...
... poucas pessoas param para entender a amplitude do significado desta letra... por isso resolvi fazer uma análise de cada uma de suas estrofes... mas ressalto que não tentaria imprimir nessas significações o que o compositor sentiu, porque isso é sublime demais para que eu consiga alcançar.
Façamos então uma breve análise sob o ponto de vista de alguém que nem gosta de música sertaneja, mas que vê nesta letra um ápice de criatividade de grandes e poucos mestres, entre eles Renato Teixeira.
"É de sonho e de pó
O destino de um só
Feito eu perdido
Em pensamentos
Sobre o meu cavalo."
A primeira estrofe retrata um sentimento de alguém que sofreu, mas que nunca deixou de sonhar frente às adversidades. Nem sertanejo, nem retirante. Simplesmente um brasileiro, que luta diariamente, mas mantem a imaginação e as lembranças firmes, além de um saudosismo tremendo, apesar de tantas dificuldades vividas.
"É de laço e de nó
De jibeira o jiló
Dessa vida
Cumprida a só."
Podemos inicialmente pensar em solidão, mas veja que é justamente o contrário no decorrer da composição...
"Sou caipira, pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida."
Uma alma inicialmente sofredora, não perde a esperança e a fé... é a alma do brasileiro, descrita como mina escurada onde constrói-se a vida... retrata a humildade e fé natural do ser humano.
"O meu pai foi peão
Minha mãe solidão
Meus irmãos
Perderam-se na vida
À custa de aventuras
Descasei, joguei
Investi, desisti
Se há sorte
Eu não sei, nunca vi."
Não existem ilusões, apenas a realidade e uma fé inabalável, capaz de transformar apesar de tudo.
"Me disseram, porém
Que eu viesse aqui
Prá pedir de
Romaria e prece
Paz nos desaventos.
Como eu não sei rezar
Só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar
Meu olhar."
Muitos imprimem nesta letra uma certa tristeza e pessimismo. Verifico justamente o contrário.
Há luta, derrotas e vitórias como em qualquer batalha. Há sonhos, ainda que perdidos em pequenas divagações e preces. Há esperança de tempos melhores apesar de toda e qualquer dificuldade. Há uma capacidade transformadora explícita, expressa principalmente na religiosidade. Há uma descrição natural do brasileiro: uma vida árdua, mas onde a palavra desistir não existe. Há humildade, e essa só pertence aos grandes!
Espero que tenha exposto minha opinião de maneira clara. Não sou expert em músicas, principalmente o estilo sertanejo. Mas essa música tem destino certo. Um significado sublime.
Gisa Borges
(fevereiro/2010)