sexta-feira, 30 de abril de 2010

LEO Clube: Instrução LEOística sobre os atos praticados durante a XI Convenção do Distrito LB-3

Espaço dedicado a utilidade e informes LEOísticos.
Texto encaminhado aos CC.LEO de todos os clubes do Distrito LEO LB-3, pelo C.LEO Bruno Cordeiro Brito.
Data: 30 de abril de 2010.



Instrução LEOística: Carta/Parecer


Bom dia companheiros LEO de nosso Distrito LEO LB-3,



Tendo acesso aos acontecimentos que envolvem a eleição para presidente distrital e, nesta semana, ao PARECER N.º 01 DA COMISSÃO TÉCNICA DE INDICAÇÕES, ESTATUTOS E REGULAMENTOS DO DISTRITO LEO LB-3, resolvi fazer algumas considerações a respeito para compartilhar algo que ao meu ver possa servir de instrução LEOística para alguns de vocês.

Primeiro gostaria de justificar minha ausência nos últimos eventos distritais e até mesmo nas demais circunstâncias que envolvem o movimento de LEO Clubes neste ano LEOístico. Como estava em final de curso e haviam algumas alterações na minha vida profissional que me exigiam bastante tempo, acabei me afastando do movimento e, consequentemente, deixando um pouco de lado minhas obrigações como companheiro LEO. Aproveito para dizer a vocês que tenho profunda gratidão e admiração pelo LEO, mas isso não justifica deixar minha vida acadêmica e profissional de lado. Tudo isso é muito importante para o crescimento e engrandecimento pessoal dos associados ao movimento, mas devemos lembrar que o LEO Clube não paga nossas contas, muito menos nos alimenta e nos dá moradia.

Passada essa fase distanciada do movimento resolvi voltar e, de ante mão, agradecer publicamente a consideração e carinho dos companheiros que mais uma vez lembraram meu nome e pediram novamente que me candidatasse a presidente distrital. Agradeço mais uma vez a vocês, companheiros, e digo que assim que tiver plenas condições para tal o farei.
Voltando ao objetivo maior deste contato, gostaria de fazer uma crítica ao referido documento que disse ter obtido acesso. No mesmo constam os seguintes dizeres:

“1. Por haver conflito entre normas do Estatuto do Distrito LEO LB-3 e o Estatuto Padrão para Distrito LEO no que se refere a eleições de dirigentes de Distrito LEO, adotamos a aplicação deste último em obediência ao que diz o art. VII:”Qualquer regulamento ou emenda aos estatutos, que estiver em conflito com qualquer cláusula destes estatutos ou decisão da Diretoria Internacional ou seu representante, estará nulo, sem vigor ou efeito.”


É certo que nosso estatuto distrital segue uma linha que deve respeitar alguns outros documentos, dentre eles o Estatuto Padrão de Distrito LEO, no “ARTIGO VII”, onde trata “Dos Regulamentos”:



“O Conselho do Distrito LEO apresentará, e a Conferência do Distrito LEO adotará, os regulamentos considerados necessários à eficiente administração de dito Distrito LEO, desde que todos esses regulamentos estejam de acordo com as cláusulas destes Estatutos, que sejam homologados pelo Gabinete do Distrito Leonístico, e que sejam aprovados pela diretoria de LIONS Clubs lnternational ou representante da mesma. Qualquer regulamento ou emenda aos estatutos, que estiver em conflito com qualquer cláusula destes estatutos ou decisão da Diretoria Internacional ou seu representante, estará nulo, sem vigor ou efeito.”



O que pretendo mostrar, companheiros, é que houve um equívoco por parte da Comissão Técnica de Indicações, Estatutos e Regulamentos do Distrito LEO LB-3 em sugerir que o procedimento seria concluído tendo por base as normas do Estatuto Padrão para Distrito LEO e da maioria dos delegados credenciados na Convenção distrital em votarem a favor do parecer da comissão.

Fazendo uma análise em ambos os documentos, constatei que em momento algum existe divergência de normas nos mesmos. Ocorre apenas que o Estatuto do Distrito LEO LB-3 é mais completo, tendo normas que complementam o Estatuto Padrão de Distrito LEO, sendo que em momento algum as normas daquele vão contra o que diz as normas deste.

Igualmente, não existe conflito com algo que não foi disciplinado na norma padrão. A existência de requisitos mais amplos, que não excluem os que estão consignados no estatuto padrão, não serve de justificativa para colocarem o estatuto distrital de lado. Isso chega a ser uma ofensa com as normas que legislam o nosso Distrito LEO LB-3 e, principalmente, com os companheiros que gastaram muito do seu tempo, dinheiro, saber e disposição, chegando por vezes a se desgastarem em conflitos de idéias intermináveis para a consecução do atual documento que rege as condutas a serem seguidas em âmbito distrital, sendo eu um desses companheiros.
Uma vez aprovado o Estatuto do Distrito LEO LB-3, com a participação democrática de representantes de variados clubes do distrito, que na oportunidade fizeram todas as considerações necessárias, e sempre lembrando que o Estatuto Padrão também foi observado durante a elaboração do texto que seria a norma máxima de nosso distrito, não havia sequer que se cogitar conflito de normas.

Deixo aqui bem claro que não pretendo ofender os membros da comissão, pois estes, como quaisquer outros, inclusive a mim, são seres humanos e, por conseqüência, falíveis, ou seja, são passíveis de erro; nem mesmo prejudicar os companheiros eleitos, pois estes, além de companheiros LEO, são amigos pessoais e merecedores do meu respeito e admiração.

Minha intenção aqui é contribuir com o aprendizado dos companheiros de nosso Distrito LEO LB-3 demonstrando o equívoco, torcendo para que seja corrigido e que aprendamos com ele e não o repitamos.

Saibam, companheiros, que o bom líder é aquele que pauta sua conduta de maneira reta, séria e acima de tudo, lidera uma equipe com base na verdade e com a capacidade de conseguir os objetivos almejados, sem passar por cima de nada e nem de ninguém.

Saibamos ainda, que ser Companheiro não quer dizer ceder a toda e qualquer vontade, desrespeitando inclusive normas estatutárias. Ser companheiro LEO é, acima de tudo, defender o que é correto sem burlar estatutos, regulamentos ou qualquer outra norma, seja para qual for a finalidade do ato.

Estamos neste movimento para crescer! Uma Nova Era deve ser pautada, sobretudo, pelo respeito. Não se inicia uma Nova Era desrespeitando tudo que foi consolidado. Até as mudanças devem ser feitas com muita precaução para evitar arbitrariedades.
Sintam-se à vontade para expressar sua opinião ou esclarecer quaisquer dúvidas, companheiros. Seguem abaixo meus contatos.

e-mail: bruno6214@gmail.com
MSN: bruno.cordeiro@hotmail.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8529693022919585539
Twitter: http://twitter.com/bruno6214


Abraços a todos!

LEOísticamente,





Bruno Cordeiro Brito


Assessor de Preparação de Líderes do Distrito Múltiplo LEO LB
Assessor de Preparação de Líderes do Distrito LEO LB-3
Presidente do LEO Clube Unaí “Marina Góes” - AL 2007/2008

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Instantes: um poema atribuído a Jorge Luís Borges

Hoje recebi na minha página do orkut, por meio de um vídeo do youtube, um poema enviado por um amigo.

Há algum tempo recordei-me de ter lido este poema, entre tantos outros, em alguns sites pela internet. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto deste tipo de literatura, principalmente quando se trata de poemas que retratam o ser humano de maneira simples e clara, assim como nas poesias de Drummond e de Fernando Pessoa.

Algumas pessoas (críticos literários ou metidos a isso!) gostam de dizer que tais poesias são chulas, grosseiras, sem estilo... Eu gosto do simples. Elas tem a capacidade de traduzir as variações da mente humana de uma maneira normal, sem revestimentos linguísticos de difícil compreensão.

Assim é essa poesia, INSTANTES.

A autoria dada a Jorge Luís Borges, é ainda motivo de grandes questionamentos. Há os que dizem que na verdade a autora é norte-americana e se chama Nadine Stair. Sem travar grandes questionamentos sobre a autoria, quero apenas deixar aqui o texto poético, que me encanta e me leva a reflexão cada vez que leio ele... e claro, uma homenagem a quem me proporcionou apreciá-lo mais uma vez! Valeu Waltson! Obrigada Amigo!



INSTANTES

"Se eu pudesse novamente viver a minha vida,


na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito,

relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido.



Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênico. Correria mais riscos,

viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,

subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui,

tomaria mais sorvetes e menos lentilha,

teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.



Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata

e profundamente cada minuto de sua vida;

claro que tive momentos de alegria.

Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente

de ter bons momentos.



Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos;

não percam o agora.

Eu era um daqueles que nunca ia

a parte alguma sem um termômetro,

uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas e,

se voltasse a viver, viajaria mais leve.



Se eu pudesse voltar a viver,

começaria a andar descalço no começo da primavera

e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua,

contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,

se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo"




(De autoria apócrifa, mas muitos atribuem o poema a Jorge Luís Borges)


terça-feira, 27 de abril de 2010

Oh, Tédio!

Já olhei pra ontem... pensei no hoje, mas nem quero prever o futuro...
Hoje é um daqueles dias de tédio reinante!
Com tanta coisa pra fazer (ou melhor para estudar) e com tempo para colocar tudo em prática... simplesmente a mente pede pra dar um tempo!
Oh, tempo!
O exame da OAB cada dia mais perto e eu aqui cedendo as loucuras desvairadas da minha mente...
TEMPO!
Tempo é algo tão escarso hoje... e justo hoje, passo o dia no msn com status on line? Não, isso não poderia estar acontecendo...


O pior é que amanhã vou acordar e vou dizer pra mim mesma. Ontem foi um dia perdido!


Ah... nem sei porque estou escrevendo isto aqui... entediante ter que olhar para o meu blog depois e ver que coloquei aqui uma fase tão insignificante de um dia de preguiça extrema.


Oh, vida! Bela Vida!

Pelo menos estou viva para poder curti-la...
É cada coisa tem seu tempo...
Acho que necessariamente também preciso de um pouco mais de tempo para mim mesma. Mas como dar este tempo com uma prova tão perto?
Será que isso significaria minha ruína futura? Prefiro acreditar que não. Tive o aproveitamento certo do tempo, afinal a vida é única. Nem tudo é carreira ou profissão.

Hoje ficarei com meu msn ligado e meu biscoito prestígio à mão!

A gente deve se permitir certos exageros as vezes...

em nome da saúde mental, pelo menos!

Calorias e tédio, venham à mim!

sábado, 24 de abril de 2010

Diário de Viagem de uma C.LEO: XI Conferência do Distrito LB-3 em Patrocínio/MG



É foi uma viagem e tanto... Qual ? Bem... vamos por partes... e são muitas as partes...
Os Companheiros de Unaí, empolgadíssimos com a chegada do grande dia de mais um evento do LEO Clube, desta vez em Patrocínio/MG, evento este que seria realizado entre os dias 16 a 18 de abril de 2010...
Nos preparamos... a cada nova reunião, a empolgação reinava no LEO Clube de Unaí...
Chegou a hora... 16/04/2010, partimos às 20:00 (quer dizer era bem mais tarde que isso, pq sempre há aqueles intermináveis atrasos... coisas de LEO!)

Bem... em um aperto terrível; com mais malas do que pessoas em uma van (detalhe: van mais que lotada, além de malas e mais malas, onde deveriam ir 15 pessoas, foram 16... isso também é coisa de Companheiro... afinal, Companheiro que é Companheiro é capaz de ir sentado em cima das malas, para abrir espaço pra mais um. A prova disto é meu amigo Teddy...kkk... nem ousei perguntar se ele estava confortável... nem precisava... sei que ele se adapta a qualquer situação! kkk..).

Bem, após algumas peripécias e muita cantoria (irritante cantoria, mas tudo bem)... a grande mania dos CC.LEO é sempre serem artistas... tem para todos os estilos e o melhor de tudo... é nessas viagens que esses talentos afloram! O Tayronny que o diga! Este descobriu que é um ótimo cantor após algumas cervejas...kkkkkk...

Bem... (continuando) chegamos após umas 5 horas de viagem na tão sonhada cidade de Patrocínio... era madrugada... e como sempre CC.LEO acordados e recepcionando, com aquela alegria típica do movimento, os recém chegados!

Quem disse que chegamos exaustos e fomos dormir é um tremendo mentiroso... kkk... C.LEO não dorme... não dá pra dormir, sabe... é hora de matar aquela saudade dos amigos distantes. Hora da aproximação e de fazer novas amizades também! E... quantas carinhas novas... um novo clube foi fundado no Distrito... Iturama... a galerinha é fora de sério na animação!

Durante todo o evento, algumas circunstâncias LEOísticas nos fizeram travar grandes debates durante todo o sábado (17/04/2010)... Normal para quem ama e quer defender o movimento acima de tudo. Cada defesa teve seu valor. Só dá para fazer elogios a cada posicionamento, apesar de que o Estatuto deveria ter sido observado... (é eu sei galera... isso é posição de jurista e legalista ao extremo, eu sei! Mas é opinião de quem acima de tudo que ver este movimento crescer dentro dos objetivos traçados e respeitando a história dele).

Mas deixando isso de lado... gostei mesmo foi do ambiente democrático e participativo... sem falar nas grandes amizades e descoberta de novos talentos...

Quanta beleza apresentada durante o jantar de gala... concurso de Garoto e Garota LEO foi um sucesso e show de descontração!

Contamos com a presença do nosso Presidente do DM, C.LEO Marcos Henrique, que enfrentou horas e horas de estrada, saindo do Mato Grosso para prestigiar a Conferência do LB-3 aqui nas Gerais... o papel dele foi essencial.

No domingo (18/04/2010)... bem, antes do clima de despedida, a eleição... sim, elegemos nossos novos Presidente e Vice-Presidente do distrito e que eleição difícil... nada a comentar sobre a forma (polêmica superada)... só parabenizo os escolhidos para representar o LB-3 nesta Nova Era!

A festa? Ah... perfeita! Maravilhosa! Música boa, só gente finíssima... o restante? Nada a comentar... quem perdeu, perdeu... kkkkkkkk... só posso dizer que foi nota 1000!

Após, concursos e quantos talentos mais uma vez revelados... não é por nada não, mas tá vendo a foto abaixo... é, o troféu Poesia LEO mais uma vez foi trazido por Unaí/MG (Bicampeões!)... e só fiz o melhor de mim... minha inspiração para a poesia? O próprio evento, tudo que aconteceu... saímos de lá com um NOVO LEO em cada um de nós!






E não trouxemos só este troféu não... foram 4 (quatro) no total!
Na hora de ir embora, já estava batendo saudade antecipada... mas saímos de lá com uma missão: fazer com que a próxima Convenção do Distrito (que será aqui em Unaí) seja tão boa quanto essa... O que vai ser uma tarefa dificílima, afinal os CC.LEO de Patrocínio arrazaram em tudo!... Mais que perfeito. A gente busca adjetivos para agradecer e nem consegue achar tantos!



Ficou aquela saudade e um gostinho de quero mais!
Valeu CC.LEO do LEO Clube Dr. Brandão!
Uma Nova Era, começou!



C.LEO Giselle Borges
Diretora de Frequencia e Novos Associados do LEO Clube Unaí Marina Góes
AL 2009/2010.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"A verdade dói no momento, mas depois, alivia por saber a verdade" - Concorda com a frase?

Plenamente! A verdade foi feita para ser dita, como diz aquele velho ditado: "Doa a quem doer!"
O alívio vem por saber que aquele que te disse a verdade quer o seu bem acima de tudo. Claro que existem críticas destrutívas. Mas quem é sábio pode distinguir entre uma verdade bem dita e uma "verdade" montada e autodestrutiva.
Nem tudo são flores, as pessoas tem seus espinhos. Eu também tenho os meus.

Pergunte-me!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

se voce pudesse voltar um dia de sua vida e muda-lo completamente, que dia voce voltaria?

Não voltaria. O que fiz, fiz! A vida não é feita de arrependimentos. Se erro, prefiro pedir desculpas no dia seguinte do que pedir pra voltar atrás! Tudo é aprendizado!

Pergunte-me!

domingo, 4 de abril de 2010

Uma rosa sem motivo


Ao partir você deixou algo estampado,
impregnou meus sentimentos
e sem se importar virou as costas.
O que ficou o tempo não é capaz de retirar.
Buscar, sentir
outra opção de amor, uma nova opção de amar?
Tentar modificar uma realidade?
Sim, se vá...
Não te impedirei de seguir
Eu quis tudo aquilo de mais belo
e ainda quero...
mas nada é mais mortal do que te imaginar
recluso, preso nesta alma sombria
Busque a luz,
atraia a cor,
encontre sua alma e volte.
Não restaram mágoas.
O amor é maior, mais forte e sublime que tudo o que passamos.
Percorra todos os lugares,
cada canto,
cada sonho.
Viva!
Persiga os teus devaneios mais sobrios,
encontre a paz...
e volte...
Estarei a te esperar
de peito aberto,
com um carinho imenso
e iremos conversar, durante horas seguidas iremos conversar...
O tempo não nos permitirá esquecer
nada,
nenhum momento.
Te ouvirei.
Cada palavra proferida,
cada experiência vivida,
será para mim parte também da minha história
Afinal somos um
como um... mesmo separados pensamos e vivemos juntos cada emoção.
Agora vá... você precisa e eu ficarei aqui
à espera...
à sua espera, sempre!
Um motivo... não existiu... mas você deixou, a rosa...
a mesma rosa...
aqui!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que você espera de mim?


Nem adianta querer determinar quais passos devo seguir
prefiro andar por entre espinhos
Descobrir tarefas nem tão fáceis
tirar alguém do sério
tentar caminhar sozinho.
Sim, pode querer me poupar... mas não me poupe
me deixe ir a algum lugar onde ninguém pode me encontrar.
Me deixe encontrar o sol
a terra prometida
o meu lugar.
Preciso desvendar os mistérios que me foram destinados
em meio as complicações diárias
O dia ainda pode ser belo
só preciso seguir a linha do horizonte
mesmo que necessário seja divagar
E devagar vou me encontrar.
Te encontro por aí em alguma esquina
O céu está azul...
vou em direção ao sol
não tente entender
a lógica não existe
Não preciso ser discreta
a vida não me exige isso
secretamente ou abertamente
simplesmente jogo uma partida contra o resto do mundo.
Ganhar ou perder não importa
Só quero jogar
Me deixe ir
Eu vou chegar
Talvés eu volte e volto
Afinal os caminhos sempre se encontram em algum lugar
Toda estrada termina e é necessário voltar
Então eu volto
Um dia
E conto... o que vi por aí!
Eu arrisco!
Por isso eu arrisco!