segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cooperação: a pedra fundamental da liderança no século XXI


Nesta terceira postagem sobre o tema liderança decidi abordar a cooperação. O termo não precisa de muitas explicações, pode ser entendido simplesmente como um agir simultâneo, uma conjugação de forças em torno de um ou alguns objetivos comuns.

Através dos tempos, o homem descobriu que os processos podem ser otimizados com união e organização. Assim surgiram associações, cooperativas, clubes de serviço e, atualmente, algumas empresas vem adotando os mesmos métodos de trabalho para sobreviverem neste enorme espaço global. A massificação do capital sobre o bem-estar vem perdendo espaço. A valorização do ser humano construindo meios para que possam desenvolver todas as suas habilidades e aprimorar idéias vem sendo a base de algumas organizações nos últimos anos, mesmo que estes exemplos ainda sejam pequenos.

O exercício da liderança através da cooperação pode ser a grande revolução para as relações humanas nos mais diversos setores (político, econômico, cultural...). A liderança é compatível com processos democráticos e participativos. Ao contrário do que muitos pensam, ela não se resume apenas a características individuais, não é um atributo inerente a uma pessoa. A liderança deve ser explorada como meio de resolução de conflitos e pode surgir do grupo, afinal ninguém consegue exercer liderança em todas as áreas.

As limitações humanas sejam elas de índole física, cultural, financeira ou psicológica, impedem o exercício pleno da liderança. Cada pessoa possui uma especialidade, um dom, uma capacidade única que deve ser valorizada e desenvolvida. A união de diversas especialidades é que produz o desenvolvimento social e humano.

Desta forma, formulei há dois anos uma "Teoria D” para a valorização da liderança cooperativa. A base está em palavras de ordem que devem nortear atitudes de quem deseja a busca de uma liderança eficaz em grupo. São elas:

Despertar: acordar para a vida, literalmente! As coisas não caem do céu e você tem a missão de buscar o melhor para si e fazer com que os outros também despertem o melhor que possuem.

Dedicação: É um esforço necessário para atingir o sucesso. Quando for fazer uma coisa, faça bem feito ou não faça.

Disciplina: sacrifique horas se necessário, conheça o seu limite. Nenhum exército vencerá uma batalha sem abdicação. Esta é verdadeiramente a mãe do êxito.

Determinação: não importam quantas e quais dificuldades terá que enfrentar. O determinado não poupa esforços para alcançar o sucesso.

Desafio: se entregue ao risco, mas calcule as chances de perca para que depois não precise repetir para si mesmo: “o que foi que eu fiz?”. A liderança deve estar acostumada aos abalos que atingem todos aqueles que querem ser ousados. Cair e levantar faz parte do jogo. Desafie a si mesmo. Este é o ponto crucial.

Disposição: aprenda a ser flexível. Abandone velhos hábitos e adquira novos conhecimentos. Na liderança não há espaço para acomodação.

Desempenho: metas, objetivos e, principalmente, procure medir os métodos. Testes de desempenho são importantes para saber se está no caminho certo ou é hora de mudar de tática.

Despontar, destacar-se: procure sempre estar entre os melhores. Necessariamente o primeiro lugar não será sempre seu e nem deve ser. Permita-se alcançar o podium, mas tenha a cautela para não estar sozinho. A parceria pode te render mais do que uma liderança isolada.

Difundir, divulgar, disseminar: as ideias, programas, projetos devem ganhar ampla publicidade. As ideias devem saltar da mente e ganhar o mundo. Os grandes líderes souberam ter seguidores fiéis através da difusão do pensamento.

Diversão: tenha um tempo para os amigos, a família, os amores. Viva! O círculo social pode ser um ótimo meio de diversão e quem sabe possa lhe render bons frutos profissionais também. Diz a sabedoria popular que “quem não é visto não é lembrado”. A busca de sucesso também envolve momentos felizes de confraternização. Portanto, um barzinho com uns amigos pode ser uma ótima opção.

Doar: importe-se com o outro. Doe um pouco do seu tempo para pessoas que talvez você nem conheça. Um “bom dia”, um sorriso, um abraço, uma palavra de conforto. A liderança também passa pela relevância da presença.

Para finalizar este tríduo de postagens sobre o tema liderança, selecionei um trecho do discurso de posse de Nelson Mandela, datado de 1989, que resume basicamente todas variantes deste instigante tema:


“Nosso maior medo não é o de sermos inadequados.

Nosso maior medo é o de sermos poderosos além das medidas.

É a nossa luz, não nossa escuridão o que mais nos apavora.

Perguntamos a nós mesmos: Quem sou eu para ser brilhante,

esplêndido, talentoso e fabuloso? Na verdade, eu pergunto:

Por quê não? Você é um filho de Deus! Bancar o pequeno

não serve ao mundo. Nada nos esclarece no sentido de nos

diminuirmos para que outras pessoas não se sintam inseguras

em torno de nós. Todos temos luz. Ela não está apenas

em alguns de nós; e quando deixamos nossa própria luz

brilhar, inconscientemente damos a outras pessoas

permissão para fazer o mesmo. Quando nos libertamos

de nosso próprio medo, nossa presença automaticamente

liberta outros."



Discurso de posse de Nelson Mandela, 1989. (Prêmio Nobel da Paz).



Nenhum comentário:

Postar um comentário