sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sustentabilidade: Projeto Natureza Limpa transforma lixo em energia


Por Giselle Borges


Um daqueles exemplos que nos enche de orgulho porque nasceu em solo brasileiro e devemos fazer questão de divulgá-lo para que seja o pontapé de novas iniciativas, este é o projeto “Natureza Limpa” desenvolvido pelo empresário Mário Martins, no município de Unaí/MG. Dada a natureza sustentável, a visibilidade que vem ganhando é resultado não só do trabalho e estudos desenvolvidos, mas principalmente porque resolve um dos maiores problemas que assola grande parte das cidades em todo o mundo: o que fazer com o lixo produzido em quantidade cada vez maior? O projeto “Natureza Limpa” pode mostrar a solução. 


O empresário que vem desenvolvendo o projeto afirma que o protótipo atua com reciclagem e recuperação energética do lixo residencial e comercial transformando-o em blocos de carvão vegetal. Desta forma, atende os anseios tanto da administração pública quanto dos grandes empresários que querem investir em empreendimentos sustentáveis, já que o retorno financeiro é imediato. De acordo com Mário Martins, em entrevista ao Jornal Noroeste de Minas, a usina pode operar em qualquer lugar, sendo apta inclusive para aproveitar sobras de processos de industrialização de alimentos transformando o que seria descartado em energia limpa através do carvão vegetal.

A TJMC Empreendimentos é a empresa responsável pelo projeto e conta com a colaboração científica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O empresário e idealizador da usina tem recebido convites para eventos e premiações dado ao reconhecimento público desta idéia que inclui desenvolvimento, sustentabilidade e geração de empregos. Após ganhar um dos primeiros lugares por categoria no maior prêmio de iniciativa sustentável do país, o Greenbest, o projeto Natureza Limpa segue levando o nome do Brasil para a 17ª edição do Meeting Dynamic City The Word 2011, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de outubro em Colônia, na Alemanha, evento em que o projeto será homenageado.

Ideia tipo exportação

O projeto Natureza Limpa ganha notoriedade nacional e internacional, principalmente porque cumpre a Lei 12.305/2010 que impõe o tratamento sustentável de resíduos sólidos. Desde o início das atividades da usina, autoridades de várias partes do país tem visitado o interior de Minas Gerais, no intuito de levar para seus Estados e municípios esta idéia que deu certo e pode gerar frutos capazes de tornar o que era problema numa solução que emplaca duas vertentes: dar um destino certo ao lixo urbano e produzir energia limpa com baixo custo. 

Algumas cidades do Estado do Mato Grosso – Campos de Julho, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista do Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Jaurú e Figueirópolis – serão beneficiadas com a instalação de uma usina que seguirá o mesmo modelo do protótipo instalado em Unaí/MG. O projeto tende a se expandir para outros Estados, uma vez que representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal, bem como de outras cidades de Minas Gerais, já estiveram no local para tentar compreender o funcionamento e analisar a possibilidade de implantação. Mas o orgulho do empresário Mário Martins também está em exportar a idéia. Representantes do Senegal, Bangladesh e Portugal já estiveram na usina com o intuito de conhecer o projeto e levar esta ideia sustentável adiante em seus países.

Iniciativas como essa é que nos propiciam acreditar que é possível buscar o desenvolvimento econômico sem esquecer o respeito ao meio ambiente. Gerar lucro e renda através do combate a poluição causada com o acúmulo de lixo urbano é uma ideia que os representantes do projeto "Natureza Limpa" afirmam que deu certo. Agora é dividir o conhecimento e multiplicar as iniciativas sustentáveis. As gerações do presente e futuro agradecem.

Maiores informações sobre o projeto "Natureza Limpa" podem ser obtidas no site: www.naturezalimpa.com


Fonte das informações: 
Site Natureza limpa e Jornal Noroeste de Minas, edição 132, Ano XIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário