segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Abram alas...


Essa imagem é bem sugestiva, para a questão. Diz minha mãe que nasci mesmo com o bumbum virado para a Lua, mesmo tendo nascido ao meio dia e um minuto, com o sol claro e límpido de uma tarde do dia 25 de maio de 1986. Então vou reverter o ditado pra ficar certinho: nasci com o bumbum virado para o sol, ou para qualquer astro... tudo isso para justificar minhas conquistas, já que a grande maioria das pessoas pensa assim. Não vou questioná-las, porque realmente conto com a ajuda dos céus: Deus, astros, estrelas, cometas, seres celestias. Uma coisa é certa: ninguém consegue nada agindo sozinho. Eu, por exemplo, tenho parcerias vitóriosas.
Passada toda a tensão da espera pelo resultado do exame de ordem 2010.1 aplicado pelo Cespe/UNB em meio à tantas polêmicas... diante do fato que quase fui barrada na primeira fase do exame, diante de uma prova pessimamente elaborada, conforme relatei aqui em posts anteriores. Após uma longa espera pelo resultado da segunda fase do exame, já que o Cespe/UNB mais uma vez agiu como se não devesse nenhuma explicação sobre o atraso na divulgação do resultado, que segundo o caderno de provas deveria ter saído às 17:00 do dia 13 de agosto de 2010 e só ocorreu as 23:00 horas deste dia. Uma espera tensa e desconfortável, que possivelmente pode ter sido uma vingancinha esdrúxula pela retirada desta empresa do exame e foi uma tremenda falta de respeito com os candidatos. Após tudo isso, e depois de toda a euforia quando vi que meu nome estava lá, sim, estava! Naquela tão sonhada lista de aprovação! Consagrei-me advogada por direito naquela noite, uma sexta-feira 13 de agosto às 23 horas. Uma data que poderia ser cercada por várias supertições, para mim, foi excepcional. Agora sim, Advogada!
Na hora, só consegui sentir um alívio muito grande e sair contando pra todo mundo... meu irmão foi o primeiro da lista.

Junto comigo outros dois amigos foram aprovados, amigos que ao longo destes anos aprendi a admirar pela capacidade. Apesar de serem bem diferentes no jeito de ser, cada um deles merecia estar recebendo este privilégio de ser Advogado. Por isso neste post também dedico um espaço para parabenizar aos meus amigos Dr. Fernando Lacerda e Dr. Tharley Henrique, que, assim como eu logram, êxito de primeira no exame! O nosso esforço foi recompensado. Este será apenas a primeira de grandes vitórias. Parabéns amigos!


Então como eu disse, após isso tudo, cá estou eu, relatando o acontecido neste meu bloguinho que nos últimos dias tem acompanhado toda a minha angústia. Meus amigos que leem estas loucuras diárias ou semanais, sabem o quanto estava apreensiva e muitas vezes, este era o espaço em que eu vinha desabafar as mágoas ou depositar a minha esperança. Nada mais importante, uma vez passada a euforia inicial e ainda em tempo, deixar aqui o meu grito de VITÓRIA!
Desde o início tenho dito que "o jogo só termina quando os dados param de rolar". Acreditei, busquei, conquistei o meu lugar. Que antes era meu apenas de fato; agora é meu por direito!
Em pouco tempo estarei com minha carteirinha na mão.
Pensando bem, esse negócio de "carteirinha" deveria ser retirado do vocabulário do advogado. Esta carteira de "inha" não tem nada... oh, sufoco para tirá-la! Oh, sufoco para pertencer a esta classe! Então por favor, as nossas Identidades de Advogado deveriam no mínimo vir com uma estrelinha de honra ao mérito, afinal nos saímos muito bem em meio a 95 mil candidatos. Somos os 10% de privilegiados entre os bacharéis.
Mas é preciso frisar que esta conquista esta longe de ser permeada somente por elogios. A principal crítica é com relação a aplicação tão rigorosa do exame. O critério da OAB de selecionar os bacharéis após formados, não é o correto. O critério a ser colocado em prática seria uma análise mais rigorosa das instituições de ensino, impossibilitando que tantos cursos fossem abertos e com tão baixa qualidade. Mas como já falei disso em posts anteriores, neste vou me ater apenas a agradecer.
Agradecer a paciência dos amigos, da família, dos mestres, dos colegas de trabalho, dos amigos de LEO Clube, por tantas ausências que tive junto a vocês por causa dos meus estudos. Elas talvés continuem, porque a aprovação no exame de ordem foi apenas o primeiro passo. Mas jamais deixarei de lado, nenhum de vocês! Estaremos sempre perto de coração e em oração, quando não estivermos juntos.
Agradeço a Deus, pela vitória! Pela minha vitória e a de meus amigos. Peço a ele que encaminhe a mesma vitória aos outros amigos, que tenho certeza da capacidade que possuem e que vão estar entre os próximos aprovados. Afinal, Deus tem o tempo certo para tudo em nossas vidas. O tempo deles também chegará!

Para finalizar é impossível não deixar aqui um compromisso. Compromisso de atuar sempre com responsabilidade, com dedicação, comprometimento, ética e principalmente pela manutenção das instituições democráticas e pelo desenvolvimento social. Esta deve ser a atitude de qualquer profissional, principalmente do advogado. A luta pela igualdade passa primeiramente pela valorização das pessoas como seres humanos transformadores do ambiente em que vivem. Acreditar sempre foi meu lema. Agora continuarei acreditando, mas principalmente tentarei de todas as formas que esse "acreditar" possa ser espalhado por outros lugares e enraizado dentro de cada pessoa que passar pela minha vida.
Obrigada a cada um! Bjuss no coraçãO!

Giselle Borges
Advogada/Unaí-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário