quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jardinagem - Filosofia - Simplicidade...

"[...] A jardinagem é uma arte milenar, muito mais antiga que a Filosofia. Há muita sabedoria escondida na ciência do semear, cuidar e colher flores.
Meu caro, há uma diferença fundamental entre a Filosofia e a Jardinagem que vale a pena ressaltar. A Filosofia é o lugar da complexidade. A Jardinagem é o lugar da simplicidade. São territórios muito distintos. A Filosofia é o campo das perguntas e respostas. O jardim é o campo onde a vida prevalece misteriosa, mas ao mesmo tempo totalmente revelada. Por mais instigante que seja o contexto da complexidade, vez em quando a gente se cansa dele. O jardim é o lugar da contemplação, e a contemplação não é outra coisa senão o descanso do pensamento. É por isso que vez em quando a alma grita pela necessidade de silenciar-se. Grita pelo direito de cessar as perguntas, de interromper, ainda que temporariamente, a produção de respostas."



(Trecho de uma das cartas trocadas entre os personagens Abner e Alfredo no livro "Tempo de Esperas" do Pe. Fábio de Melo)








A maior dificuldade do seres humanos ainda é busca pela ciência da simplicidade.
Muitos são os que dominam complexos sistemas, poucos são os que possuem o saber da colheita dos bons frutos provenientes dos pequenos gestos.
A inteligência não é característica de alguns, de uma minoria privilegiada. Cada ser humano é dotado de peculiaridades e conhecimentos importantes dentro de seu campo de atuação. O erro é acreditarmos que por dominarmos determinada ciência podemos menosprezar as demais que julgamos mais simples. Cada uma tem o seu valor.
Também é necessário compreender que enquanto a alma humana viver na busca incessante de palcos e aplausos, jamais poderá entender o que se passa no interior do teatro da vida, onde realmente está a magia de fazer o espetáculo acontecer.
Busquemos a glória sem esquecer que somos parte de uma engrenagem que inclui o viver em sociedade e as ambições que jamais podem se sobrepor ao ser ou julgar-se melhor que os outros.
A vida se encarrega de demonstrar que na simplicidade está a verdadeira noção do que é sabedoria, do conhecer e se conhecer.

(Gisa Borges)



Um comentário:

  1. Trecho este simples mas repleto de conhecimentos de grande valor.... volte-se para sí mesmo e busque o estado de não mente, para que possa dominar plenamente seu eu interior

    ResponderExcluir