segunda-feira, 31 de maio de 2010

Diário de uma C.LEO: Discurso do C.LEO Hugo Peres - XI Convenção do Distrito LEO LB-3 - Patrocínio/MG




Existem palavras que simplesmente permanecem. O tempo passa mas é como se continuassem em nossa mente. As vezes nem é necessário uma explicação plausível. Basta entendê-las com a sensibilidade necessária e dentro do contexto no qual estão inseridas.

As palavras abaixo, foram proferidas em um discurso do C.LEO Hugo Peres, na solenidade de abertura da XI Convenção do Distrito LEO LB-3, realizada em Patrocínio/MG, no mês de abril deste ano.

Possivelmente poderia ter sido só mais um discurso, mas essas palavras servem de incentivo para que possamos amar ainda mais este movimento. Fiz questão de solicitá-las ao Companheiro, que gentilmente me enviou esta manhã.

Espero que elas tenham o mesmo significado a todos que se dispuserem à ler, assim como tiveram para mim.

Este é um agradecimento especial ao C.LEO Hugo e a todos, que veem neste movimento um grande passo para pequenas mas importantes modificações em nossa sociedade.

C.LEO Giselle B. (LEO Clube Unaí "Marina Góes").

-------------------

Senhores componentes da mesa;
Companheiros Leão;
Domadoras;
Gatinhos e Gatinhas;
Convidados, visitantes;

Meus Caríssimos Companheiros LEO,


É uma alegria muito grande ter sido escolhido Coordenador deste evento do Distrito LEO LB-3, de tal forma que eu não poderia iniciar minhas palavras sem apresentar-lhes o meu profundo agradecimento. Se por um lado meu coração transborda de orgulho e de regozijo, por outro a minha razão não deixa de lembrar-me da responsabilidade que tal escolha representa.

O coordenador é alguém que nos passa confiança enquanto CLEO, a ponto de atribuirmos a ele a tutoria das nossas expectativas e a projeção para um grande evento.

Sinto orgulho de ter trabalhado com meus companheiros de Clube para a realização desta Convenção. Estou também agradecido de ter conhecido esse grupo de pessoas, o LEO, que por circunstâncias temporal foram apenas mais um na minha vida e hoje ocupam o lugar de amizade no meu coração. Pessoas estas que saem de um movimento para ocupar como líderes na comunidade, disponibilizando para a sociedade a competência de ser LEO e o carinho ao próximo.

Competência essa que em parte é do LIONS, gerador de grandes líderes, que nortearão sua caminhada LEOística.

Companheiros: cada um de vocês tem a sua própria individualidade, tem seus próprios pensamentos e suas almas almejam um futuro que talvez não seja o mesmo esperado pelos seus mestres, porque, essa individualidade é única, tem base e projeta-se na história de vida de cada um de vocês. Mas eu desejo que vocês possuam as competências de líderes.

Saibam que a partir de amanhã, por algum momento, vocês irão sentir como que sentados a beira do caminho, sem respostas prontas, vão se ocupar com a seguinte pergunta: se sou um líder, o que posso fazer? O que devo fazer? Entendam que o LEO é apenas a chave que deverá abrir as portas para suas grandes conquistas, tenham a humildade de entender que ainda há muito que aprender, aproveite cada grande líder que cruzar o seu caminho, eles não serão muitos, para extrair novos conhecimentos e consolidar os que foram adquiridos.

Entretanto, tenham também em mente que nem tudo serão flores e alegrias como esta que estamos vivendo hoje. Infelizmente o nosso país, o mundo passa por múltiplas crises: ética, moral, saúde, segurança pública, etc; Mas uma delas em particular irá incomodá-los, a crise da liderança.

Encontrarão pessoas despreparadas ocupando cargos muitas vezes ímpetos, mas que na sua mediocridade eles creditam grande importância. Esses de fato serão empecilhos em suas vidas, pois, a única forma de se protegerem é praticando o autoritarismo e fazendo prevalecer a sua decisão ainda que contestável. Eles não admitem críticas em hipótese alguma, que podem ser um entrave ao seu crescimento.


Companheiros: não se apegueêm, sigam a sua consciência, pois é de cidadãos competentes que este nosso país e particularmente o nosso movimento necessita para poder substituir estes que, por acaso e não por capacidade, estão ocupando diferentes cargos no nosso movimento e em diferentes esferas do comando neste nosso país, desde ao alto escalão do comando público até os insignificantes núcleos de entidades privadas.


Tenham sempre em mente que não vale a pena acovardar-se diante de tais pessoas, pois para os competentes a mesma energia que te derruba, te levanta mais forte, a mesma energia que fecha uma porta, abra outras duas, três ou mais.


Quero eu tanto quanto a transitoriedade da minha vida permitir ter notícias suas, mas notícias que possam me encher de orgulho enquanto Companheiro de vocês, não apenas dentro do movimento LEOístico ou leonístico, mas principalmente no pessoal, no das relações humanas com aquelas pessoas que estarão dependendo de sua liderança. Vale lembrar que só há um luxo de que o homem pode realmente se orgulhar: o das relações humanas.


O meu desejo é que sejam águias nas suas aspirações, que voem alto, mas que não deixem de olhar para aquela grande parcela da sociedade que continua dependendo de líderes como vocês que possam proporcionar-lhes uma qualidade de vida melhor, antes que o coração se contamine com que valoriza o homem pelo “ter” antes do “ser”.

Experimente a gratificação e a alegria de poder ver a vida do semelhante a você melhorada, à custa de sua interferência como CLEO. Isso irá lhe proporcionar tamanha alegria e certamente servirá como um trampolim para que você seja cada vez melhor. Desejo-lhes que sejam muito felizes aqui no LEO, que não percam de vista que a felicidade está na realização de pequenas coisas que estão ao nosso alcance.

Lembrem-se de que os homens em geral, os brasileiros em particular, estão buscando mais do que simples pessoas. Homens, simplesmente homens que possam trazer-lhes de volta a alegria do viver pelo viver com dignidade.


Que vocês sejam, independentemente de suas convicções políticas e religiosas, agentes transformadores nessa Nova Era.


Essa noite é de celebração de vitórias que não se encerram nessa cerimônia. Vitória do LIONS, vitória dos conselheiros, vitória NOSSA, uma vez que várias foram as conquistas e iniciemos uma NOVA ERA ampliando os conhecimentos para os desafios futuros.

Uma Vez Aldo Lara Rezende, entrevistando Nelson Rodrigues, perguntou que conselho ele daria aos jovens. “Envelheçam”, trovejou do alto de seu certicismo o grande tramaturgo. Em meu humilde otimismo, porém, lhes digo: permaneçam jovens, todos aqui. Permaneçam jovens com audácia e brilhos nos olhos. Permanecemos jovens. O presente já é nosso com todos os seus desafios e o futuro será brilhante com as conquistas que alcançarmos.

Permitam-me para frasear o grande Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine sem aplausos!”

Sejamos LEO, almejemos ser Leão, porque não?!...Mas sejamos líderes, simplesmente líderes. A sociedade lá fora chama, clama pelo nosso Dom, o de Servir. Sejamos líderes, não aqui dentro para aparecer, para se mostrar, mas lá fora para fazer acontecer.


Obrigado.



 
CL / CLEO Hugo Peres
LIONS Clube de Patrocínio
LEO Clube de Patrocínio “Dr. Brandão”

Um comentário:

  1. Grande lideres tanto vc Gisa quanto esse parceiro meu ai o Huguito!
    Precisamos de pessoas assim,cabeças pensantes,mentes abertas e um grande lider.

    O nosso lema é Servir e é grandes líderes que o nosso distrito necessita.

    Um Grande Abraço Gisa
    Thiago Oliveira Reis
    Vice Presidente LEO DR Brandão

    ResponderExcluir