quinta-feira, 2 de abril de 2009

Movimento Estudantil

Hoje decidi postar algo que fosse exatamente tudo que mais espero, e tudo quanto luto diariamente.
Um das coisas que mais me preocupa é a falta de organização e mobilização estudantil na sociedade atual, tirando alguns casos isolados, vivemos passivos e inértes.
Dizer que não há o que reinvindicar, é assumir que não conhecemos os problemas que entorpecem nosso país, o estado em que vivemos ou a situação de sua própria cidade. Problemas existem! O grande distúrbio existente é que reinvindicamos somente melhorias para nossa própria classe e não pensamos na quantidade de males que assolam o povo brasileiro.
As vezes coloco-me a pensar:
"Será que o movimento estudantil deve buscar somente melhorias para a classe estudantil?"
"Será que ser jovem é manter-se alheio a outros problemas e não reinvindicar soluções?"
"Somente quando atingem o meu direito é que devo gritar e ir às ruas busca melhorias?"
"E se for assim por que continuamos passivos diante dos péssimos índices do desenvolvimento da educação de nosso país?" Isso porque ir na televisão e declarar que estamos conseguindo superar problemas educacionais não demonstra o tamanho do problema das escolas públicas brasileiras. O governo se preocupa em dar acesso aos cidadãos à escrita, para demonstrar isso quantitativamente em relatórios enviados à Deus e o mundo, formando inúmeros analfabetos funcionais.
Até que consigo entender a posição do Estado. É muito mais cômodo mostrar quantidade do que qualidade!
Mas voltando ao assunto inicial... vejo pouca ação dos jovens brasileiros com relação à melhoria de vida de sua comunidade e isso às vezes chega a ser revoltante.
Se bem que se pensarmos, é bem mais fácil ser passivo, omisso, alheio... pelos menos eu não vou ter o trabalho de sair da frente do computador, ou ter que levantar do sofá onde estou ouvido o meu MP-4 de última geração... e que se dane quem nunca terá acesso a essa vida boa que tenho!
"Para quê vou me indispor com as autoridades civis e militares e contra o governo?" "Sou sustentado pelos meus pais, faço intercâmbio pela Europa e sonho em morar nos Estados Unidos para aprimorar meu inglês... perder tempo pensando e agindo por um país que só tem problema e que eu nunca vou conseguir resolver!"
Bem, triste é verificar que, apesar de todo o desenvolvimento da humanidade, o ser humano está cada vez menos humano.
Já não fazem mais jovens e estudantes como antigamente...
Ser preso e morto, por lutar por dias melhores, pela efetivação dos direitos e garantias inerentes ao cidadão, foi uma prerrogativa que ficou no passado. Muitos colocaram seus nomes na história, outros foram simples anônimos, mas ambos sabem o quanto contribuíram para que os jovens de hoje ganhassem a tão sonhada liberdade!
Tenho apenas 22 anos... não vivi o período da Ditadura militar, nem estava na Europa na época das grandes revoluções. Conheci tudo através dos livros de história, mas mesmo assim mantenho em mim esse sentimento de luta e libertação. Pena que são tão poucos os que compartilham disto comigo.
Ao liderar um movimento estudantil dentro do município onde moro, às vezes me sinto um pouco desestimulada a continuar, diante de tanta passividade e omissão.
Queria eu morrer por um ideal. Pelo menos teria a certeza que valeu a pena viver!
Mas a luta continua... por uma mobilização menos classista e mais cidadã, seja de qualquer idade, cor ou crença.

O Brasil é um país promissor, e povo deve aprender a lutar para torná-lo ainda melhor para se viver!

E viva a Revolução! ... (que hoje é essencialmente, uma luta contra a passividade existente!).

Giselle Borges.

3 comentários:

  1. ola gisa...
    mais uma vez obrigado pelas visitas...
    e claro que pode divulgar o texto...
    sinta-se a vontade...rsrsrs
    =)
    um grande beijo...

    ResponderExcluir
  2. Aaah sim.. é nessas horas que eu desejava ter nascido naquela época em que jovem era sinônimo de rebeldia e revolução!

    Era a época em que nao se aceitava a hipocrisia. Deveria ser, apesar de toda repressão e censura, um pais melhor pra se viver.

    Pelo menos se fazia algo pra tentar viver num pais melhor..

    Otimo post, parabens! bjuu

    ResponderExcluir
  3. Olá Gisa, somente agora pude ler seu post.

    Concordo com tudo o que disse.

    Infelizmente temos acesso a dados, dados demais...informações demais, porém, excesso de informação INÚTIL.
    E as pessoas aprendem a ser consumistas...trabalhar muito, estudar, ganhar dinheiro, para ter casa, carro, eletrônicos, status, enfim, é ciclo vicioso.
    Está tão enraízado que não faz sentido viver senão segundo as convenções já tão estabelecidas.
    Poucos são os visionários, que conseguem ver além da televisão...que vê a realidade, que pensa, e menos ainda são os que além de enxergar , querem mudar, querem fazer a diferença!!!

    Gisa, não desista de seus ideais, eles são o combustível do que resta de bom no ser humano, pessoas como você que tornam o mundo melhor.

    Isso me deu uma idéia...anote meu msn: vinnydemoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir